top of page

Condomínio inteligente: veja como a tecnologia ajuda a ter mais segurança

A segurança eletrônica é uma grande aliada para síndicos e administradores que desejam melhorar a proteção de condomínios.


A nossa forma de viver mudou com a presença da inovação em nosso cotidiano. E não estamos falando apenas de smartphones. Na verdade, a modernidade chegou em todos os setores da sociedade, inclusive na área de segurança.


Com o poder de facilitar muitas das nossas atividades, a tecnologia é responsável por ajudar a encontrar soluções eficientes para os principais problemas cotidianos.


Nesse sentido, as residências e os condomínios são beneficiados com as ferramentas tecnológicas desenvolvidas para a segurança, com aplicativos, portaria remota, monitoramento eletrônico, entre outras.


O que é a segurança eletrônica?

Um dos serviços mais importantes para a proteção de condomínios, a segurança eletrônica representa um conjunto de ferramentas tecnológicas, integradas em um sistema, com a função de monitorar ambientes e pessoas.


Como isso, podemos dizer que os objetivos deste sistema são:


  1. Dificultar o acesso ao ambiente monitorado e, assim, dificultar a ação de invasores;

  2. Evitar invasões, mesmo sem vigilante no local, ao detectar movimentações estranhas;

  3. Informar ao responsável pelo imóvel qualquer atividade suspeita nos ambientes monitorados.

  4. Quais são os benefícios da segurança eletrônica?

  5. A tranquilidade e o conforto de saber que está vivendo em um lugar resguardado é o principal benefício proporcionado pela segurança eletrônica, isso porque esse sistema oferece maior proteção.

Mas essa não é a única vantagem para os moradores de um condomínio. Através deste serviço, você, síndico ou administrador, pode garantir um ambiente protegido 24h por dia, mesmo sem a presença de vigilantes.


Além disso, a integração entre diferentes equipamentos possibilita uma cobertura mais ampla, podendo realizar o controle de acesso aos diferentes locais e emitir alertas em tempo real, no caso de invasões.


Ferramentas da segurança eletrônica

Conforme a necessidade do condomínio, os instrumentos usados podem variar, mas de maneira geral, a segurança eletrônica funciona a partir da associação entre diferentes equipamentos.


Câmeras de segurança CFTV

Eficientes na inibição de furtos e invasões, principalmente quando funcionam associadas a um sistema de alarmes, as câmeras de segurança permitem obter a visualização em tempo real do local monitorado, quando houver uma violação do sistema.


Já o Circuito Fechado de Televisão (CFTV) é um sistema de distribuição de sinais recebidos por câmeras instaladas em locais específicos para gerar pontos de visualização.


Atuando em conjunto e com a ajuda de softwares, estes serviços possibilitam a visualização de diversas imagens ao vivo e realização de gravações simultaneamente.


Clique aqui e tire todas as suas dúvidas sobre as ferramentas de segurança eletrônica.


Alarmes monitorados

O sistema de alarmes é utilizado para detectar e alertar sobre ações suspeitas no local protegido. Mas é importante contar com um projeto de segurança bem elaborado para garantir um sistema mais eficiente.


Isso porque é necessário identificar os pontos de vulnerabilidade e os equipamentos adequados para cada ambiente. A Alcatraz Segurança é referência na segurança eletrônica e, por isso, através de uma equipe qualificada assessora o condomínio na estruturação do sistema de proteção.


Além de gerar um alerta sonoro, os alarmes transmitem remotamente o evento à Central de Monitoramento da Alcatraz, que funciona 24 horas por dia, todos os dias.


Cercas elétricas

Esta é uma ferramenta de grande importância para a segurança do seu condomínio. A cerca eletrônica monitorada é utilizada para dificultar e até inviabilizar a maioria das invasões.


Para tanto, o sistema deve ser composto por: central de choque, com bateria e sirene; hastes de aço galvanizado; isoladores de poliuretano e fio de inox.


Com isso, havendo qualquer irregularidade ou violação ao sistema, o evento é detectado imediatamente e comunicado remotamente à Central de Monitoramento da Alcatraz, além de disparar uma sirene.


Ronda eletrônica

Importante para auxiliar no gerenciamento das atividades de colaboradores como porteiros, vigilantes e outros trabalhadores, esta ferramenta funciona com a instalação de um botão eletrônico ligado à central de alarme.


Assim, o sistema é programado para que o colaborador acione o botão a cada 30 minutos, em um determinado período. Com isso, caso não seja ativado, imediatamente a Central de Monitoramento da Alcatraz entra em contato com o local e, se for necessário, desloca a equipe de apoio tático para verificação.


Portaria autônoma

Sem a necessidade de ter um porteiro na entrada do condomínio, a portaria autônoma possibilita que os próprios moradores realizem os atendimentos dos visitantes.


Além disso, síndicos e administradores conseguem gerenciar a entrada e a saída de quem reside no prédio através de tags e controles identificáveis. Assim, todos os eventos são enviados para a Central de Monitoramento 24h e ficam registrados no sistema.


A portaria autônoma é ideal para reduzir custos, ganhar agilidade e promover a autonomia do sistema, além de aumentar a segurança do condomínio.


Líder em segurança e tecnologia desde 2001


Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Alcatraz Segurança é uma empresa genuinamente curitibana que se mantém em constante crescimento no setor de segurança, expandindo suas operações para todo o território nacional.


Com isso, a empresa presta os melhores serviços de segurança para seu condomínio, por uma das mais modernas centrais de monitoramento e rastreamento do país funcionando em tempo real.

Comentários


bottom of page