top of page

Descubra por que a iluminação é fundamental para a segurança do condomínio

Assim como as câmeras de monitoramento, alarmes e vigilância, as luzes também fazem parte do sistema de segurança de um condomínio.




A segurança é uma preocupação constante para síndicos e administradores de condomínios. E nesse caso, a iluminação é uma das ferramentas fundamentais para garantir a proteção dos moradores.


A realidade residencial é semelhante à pública. Ou seja, da mesma forma que ficamos apreensivos quando precisamos transitar a noite por uma rua escura, nos sentimos inseguros com a falta de iluminação no condomínio.

Por isso, na hora de pensar no sistema de segurança de um empreendimento residencial, além das câmeras de monitoramento, da equipe de vigilância e dos alarmes, o projeto de luz não pode ser esquecido.


Cuidados com a segurança

Um ambiente livre de ameaças é indispensável para viver com conforto e tranquilidade. Aliás, esse é um dos fatores decisivos na hora de escolher residir em um condomínio fechado, já que esse é um lugar tradicionalmente mais seguro.


Mas para que o espaço seja, de fato, livre de vulnerabilidade e, assim, condôminos e seus familiares sintam-se protegidos e sossegados, algumas medidas são importantes, tais como:


  • Iluminação adequada;

  • Controle de entrada;

  • Vigilância;

  • Câmeras;

  • Alarmes;

  • Equipe tática.

Por que a iluminação é tão importante?

Um sistema de monitoramento é comprometido quando a iluminação do ambiente é ruim. Afinal, se os acessos e a área externa de um condomínio estiverem escuros, as câmeras não conseguirão captar com precisão atividades suspeitas.


Na verdade, a combinação de diversas ferramentas, como alarmes, câmeras, portaria e luzes, são importantes para prevenir e evitar situações de risco.


Quando se pensa no projeto de iluminação de um condomínio, é preciso definir o layout considerando a colocação estratégica de luminárias, holofotes, sensores de presença e outros equipamentos capazes de ajudar porteiros e equipe de segurança no acompanhamento.


Clique aqui e tire todas as dúvidas sobre como é possível melhorar o sistema de segurança do seu condomínio.


Como melhorar o sistema de iluminação de um condomínio?

Para que as luzes sejam utilizadas no sistema de segurança de uma residência, é necessário considerar, além da parte interna do imóvel, as áreas externas, ou seja, os locais pelos quais os moradores passam quando chegam em casa.


Não é apenas o interior de uma residência que deve estar bem iluminado, mas também o quintal (em casas), as vias no interior e no entorno do condomínio, as áreas comuns, calçadas e outros pontos que precisam de monitoramento.


Veja algumas dicas que podem ajudar você, síndico ou administrador, a deixar os moradores mais tranquilos.


Iluminação com sensor de presença

Ideal para áreas comuns como jardins, escadas e outros caminhos de acesso, a iluminação com sensor de presença é perfeita para surpreender pessoas mal intencionadas. Isso porque as luzes são acionadas por movimento.


Luzes estratégicas espalhadas por áreas abertas

Locais como quintais (no caso de condomínios de casas), jardins, piscinas, quadras esportivas e outros ambientes abertos devem ser bem iluminados. Dessa forma, é difícil que alguém passe despercebido pelo sistema de monitoramento.


Luzes fora do alcance

Para que as lâmpadas não sejam roubadas ou quebradas com facilidade, é importante mantê-las fora do alcance ou protegidas por grades e telas.


Sensores fotoelétricos

As luzes de uma residência ligadas o dia inteiro indicam que não existe ninguém em casa. Por isso, vale a pena instalar sensores fotoelétricos para acender as lâmpadas apenas quando escurecer e apagá-las ao amanhecer.


Iluminação interna ligada

Outra dica importante é manter as lâmpadas internas acesas para dar a impressão de que o imóvel está ocupado (no caso de condomínios de casas). É possível utilizar timers nas luzes localizadas próximas às janelas da frente e dos fundos, sempre com a cortina fechada.


Entradas iluminadas

Se você é síndico de um condomínio residencial, saiba que é essencial manter as entradas do empreendimento suficientemente iluminadas, de preferência sem esculturas e plantas capazes de obstruir a boa visão da área ou que criem pontos de penumbra.


Soluções completas para proteção do seu condomínio

Com o compromisso de elaborar um projeto de segurança eficiente e inteligente, há mais de 20 anos o Grupo Alcatraz acompanha de perto as novidades do mercado para oferecer o que há de melhor ao seu condomínio.


As soluções inovadoras e inteligentes da Alcatraz são ideais para quem deseja reduzir custos, ganhar agilidade e autonomia do sistema, além de assegurar a tranquilidade dos moradores.


Para isso, a empresa com atuação nacional e matriz na cidade de Curitiba/PR oferece a seus clientes um serviço completo além dos equipamentos de alta tecnologia:


  • Projeto de segurança inteligente e eficiente: a equipe da Alcatraz Segurança vai até o local para analisar a vulnerabilidade dos ambientes, inclusive em relação à iluminação, e, assim, identificar os equipamentos mais adequados.

  • Assessoria: para garantir atendimento rápido e personalizado, conforme a realidade de cada cliente, a empresa de segurança curitibana presta assessoria em momentos decisivos, como orientação sobre o melhor posicionamento das câmeras e iluminação para elas.

  • Central de monitoramento 24h: A Alcatraz é certificada pela Polícia Federal, com profissionais capacitados e equipe de apoio tático para prestar atendimento rápido e seguro.

  • Melhor custo benefício: é possível reduzir os custos em até 80% e aumentar a segurança do condomínio substituindo a portaria analógica por um sistema digital e confiável.



Comments


bottom of page